RELOAD

Após mais de um ano fora do ar ou simplesmente desatualizado, resolvi fazer um RELOAD do "Concepções e Conjunturas". Buscando alternar a proposta entre artigos, notícias e sempre algumas concepções e na busca pela praticidade do assunto central que motivou a criação do blog: discutir e comprender um pouco de economia. Nesta ótica, darei início hoje a uma série de publicações de vídeos explicando e sistematizando conceitos econômicos. Vídeos estes que podem ser encontrados disponíveis em diversos sites e portais, estarão agora também disponíveis em "Concepções e Conjunturas"! Sempre, é claro, divulgando a fonte para não roubar os direitos autorais de ninguém.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Conservar ou Inovar?



Conservar ou Inovar? 2008 foi um ano de encruzilhadas para muitos. Tanto economistas, tecnocratas, mercadólogos como consumidores, presidentes, socialistas e capitalistas. Todos permaneceram parados atônitos diante da encruzilhada que se formou no decorrer do ano. As engrenagens do novo ano estão se ajustando e a sombra do amanhã permanece diante de todos.

Alguns nem se mexeram, outros acompanharam o fluxo do caos, uns mantiveram-se como observadores e poucos optaram por arriscar alguma decisão. A semelhança entre todos foi nítida: independente de sua localização, seja no epicentro ou na periferia da crise, suas rotinas e perspectivas foram afetadas pelo turbilhão de WallStreet.

Durante todo o ano, a cada anúncio de falência ou a cada pacote bilionário lançado ao ar para amenizar a tormenta, a desconfiança se instalou de tal forma que ideais centenários se desvaneceram ao pôr do sol. Capitalistas, socialistas, neoliberais, marxistas, como em um barco afundando, o som em coro foi único: salve-se quem puder.

E relembrando um discurso de Celso Furtado, em Boston no ano de 1972, presente no livro Os Ares do Mundo, acredito que vivemos um tempo onde a mesma se faz totalmente relevante : "Que dizer da progressiva perda de controle dos setores mais dinâmicos do sistema de produção? E da crescente dependência tecnológica? E da agravação dos desequilíbrios regionais?"

Se em 1972 buscava-se a resposta e em 2009 vivemos a mesma situação, é necessário repensar nossas decisões e propostas!


quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

O significado da palavra "desenvolvimento"

O significado da palavra “desenvolvimento”

por MATHIAS Rethinam Vicent

Tenho refletido há algum tempo sobre a palavra “desenvolvimento”: uma palavra fabricada pelas forças dominantes de nosso planeta que não somente tem a interpretado mas falaram e ainda falam em alto e forte som que a maneira atual que nós temos para desenvolver nosso mundo, é centrado sobre o dinheiro e as forças do mercado, este é o sentido exclusivo de seu uso.

Nós também, que trabalhamos com um conceito e uma compreensão totalmente diferente de como o mundo deve evoluir, utilizamos essa palavra nós últimos 50 anos.

E talvez, será necessário começar com essa palavra.

Muito de nossos esforços no passado, em todos os lugares do mundo, foram absorvidos pelo poderoso sistema vigente, sob a forma de atitudes e de ações que – sob o nome de “desenvolvimento” - não foram, as melhores, nenhuma outra que apenas caridade organizada.

É tempo de parar de derramar o novo vinho dentro dos velhos odres!

Desenvolvimento”... A palavra, seu significado, sua pertinência, tudo deverá ser discutido em diversos fóruns, a fim de que no futuro, nossas atitudes e ações não sejam ciladas para ninguém.


PS.: Tradução livre do Francês autorizada por Bernadette HUGER, Centre International Lebret - Irfed

por João Baptista






terça-feira, 20 de janeiro de 2009

"13:00" - uma nova era - "Quo Vadis"

Ás 13:00 horas (horário de Brazília) do dia 20 de janeiro de 2009 será um momento marcante para a história da humanidade. A ansiedade internacional estará a flor da pele com o decorrer deste acontecimento, e para entendermos um pouco o que irá acontecer hoje, trago aqui no blog o comentário de Míriam Leitão e uma matéria da BBC.