RELOAD

Após mais de um ano fora do ar ou simplesmente desatualizado, resolvi fazer um RELOAD do "Concepções e Conjunturas". Buscando alternar a proposta entre artigos, notícias e sempre algumas concepções e na busca pela praticidade do assunto central que motivou a criação do blog: discutir e comprender um pouco de economia. Nesta ótica, darei início hoje a uma série de publicações de vídeos explicando e sistematizando conceitos econômicos. Vídeos estes que podem ser encontrados disponíveis em diversos sites e portais, estarão agora também disponíveis em "Concepções e Conjunturas"! Sempre, é claro, divulgando a fonte para não roubar os direitos autorais de ninguém.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

BOM DIA - Economia em Dia

IPC-FIPE tem alta de 0,16% terceira semana do mês

O IPC-FIPE da terceira semana de junho registrou alta de 0,16%, em linha com nossas expectativas e desacelerando em relação à semana anterior (0,19%). Os destaques dessa divulgação ficaram por conta de: i) alimentação, com variação positiva de 0,24%, que continua ganhando força impulsionada pelos preços do leite, ii) habitação, com alta de 0,15%, que desacelerou por conta do recuo de energia elétrica e iii) despesas pessoais, com elevação de 0,28%, que ainda sofre as influências dos recentes reajustes de cigarros. Cabe ainda mencionar que o grupo alimentação pressionado deverá também ser observado no IPCA-15 a ser divulgado hoje e também no IPCA desse mês.

Fonte: Economia em Dia

segunda-feira, 22 de junho de 2009

BOM DIA - Economia em Dia

"Este espaço será reservado para breves análises do cotidiano da economia brasileira."

Destaques semanais: IPCA-15 e PME no Brasil; FOMC nos EUA e PMIs na Europa 

Nesta semana, a divulgação do IPCA-15, na quarta-feira, e da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), na quinta-feira, serão os principais destaques na agenda doméstica. Além disso, amanhã teremos o Relatório Mensal da Dívida Pública de maio e a nota à imprensa de Mercado Aberto referente ao mesmo mês. Na quarta-feira, será a vez da nota à imprensa de Setor Externo, além da Pesquisa de Emprego e Desemprego do Seade/Dieese. No mesmo dia, o IBGE divulga a Pesquisa Anual do Comércio. No dia seguinte, a FGV divulga o resultado da Sondagem ao Consumidor de junho e o Banco Central a nota de Política Monetária e Operações de crédito. Por fim, na sexta-feira teremos o Resultado primário do Governo Central de maio e a Pesquisa Industrial Anual (PIA). Na agenda internacional teremos diversos eventos importantes, a começar pela divulgação amanhã do índice de preços de imóveis de abril e das vendas de imóveis existentes de maio, ambos nos EUA. Na Europa, a Alemanha anuncia o resultado da pesquisa GFK de confiança para julho e a Zona do Euro a preliminar dos PMIs de serviços e manufaturas de junho. No Japão, os dados de importações e exportações de maio serão conhecidos neste mesmo dia. Já na quarta-feira, os EUA anunciam os pedidos de bens duráveis e as vendas de imóveis novos, ambos de maio. O FOMC ainda anunciará sua decisão sobre a taxa básica de juros. Na Zona do Euro, teremos o resultado de conta-corrente de abril. No dia seguinte, os EUA divulgam o PIB do primeiro trimestre (resultado revisado), enquanto na Zona do Euro serão conhecidos os dados de novas encomendas à indústria em maio e no Japão, o CPI do mesmo mês. Para terminar a semana, nos EUA teremos a divulgação dos dados de rendimento pessoal e gastos pessoais de maio, além do índice de confiança da Universidade de Michigan para junho. A Alemanha divulga o CPI preliminar de junho.

 

Fonte: Economia em Dia

quinta-feira, 4 de junho de 2009

A Economia presente no dia a dia

"Gostaria de postar este texto do Prof Marcus Eduardo, para compreendermos melhor a economia como uma Ciência Social, presente em nosso dia a dia. O artigo também está presente no portal O Economista."


A economia presente no dia a dia


Conceitos econômicos usados neste artigo
Trade-off, comportamento do consumidor, curva de indiferença, velocidade de circulação da moeda, externalidades, elasticidades, bens substitutos, efeito-renda, efeito-substituição, utilitarismo, capital humano.

Introdução

Em sentido geral, os manuais de Economia tratam das questões relativas ao nível de preços, do emprego, do PIB, da taxa de inflação, do comércio exterior. Desses manuais saltam palavras e conceitos como produção, distribuição, consumo e crescimento econômico. Na árdua tarefa de entender e explicar a economia, os profissionais da área se debruçam em taxas como os depósitos compulsórios, as de juros (real e nominal), de curto e de longo prazo, a taxa de câmbio, nos patamares das dívidas pública e privada, interna e externa. Tiram desses manuais verdadeiros apostolados que se convertem em leis próprias, tais como a “Lei da Escassez”,  “Lei da Oferta e Demanda” e a “Lei dos Rendimentos Decrescentes” fazendo assim parte do corolário econômico que infestam os cursos universitários em Economia.

No entanto, essa mesma Ciências Econômicas em seus diversos meandros, tanto macro quanto microeconômicos, está mais presente nas ações e nos pensamentos de todos nós muito mais do que imaginamos ou do que supomos.

Nesse pormenor, as questões econômicas (e seus conceitos) passam por uma infinidade de situações diversas que nos envolve no dia a dia. Desde escolher comer pizza ou feijoada, jogar damas ou xadrez, presenciar terremotos, conviver com epidemias, acidentes de carro, poluição dos rios e do ar que respiramos. É possível verificar e identificar conceitos econômicos em situações como epidemia de dengue, doença do porco, um trânsito constante nas grandes cidades, em festas barulhentas na casa do vizinho altas horas da noite, nas campanhas de vacinação, nos preços do cinema no shopping-center, na casquinha de sorvete do Mc Donald´s, nos tênis da marca Nike, numa polícia mal treinada, na possibilidade e facilidade de se cometer um crime. Para todos esses e tantos outros “casos e situações” a economia (enquanto ciência) está presente e se “manifesta” em seus diferentes conceitos que passam, por vezes, longe da compreensão do cidadão não familiarizado com os meandros dessa ciência.

Descrever esses “diversos atos, casos e situações econômicas”, explicando-os pelos conceitos “escondidos” no jargão econômico que, por vezes, não percebemos e que ocorrem com certa frequência em nosso dia a dia é o fito maior deste artigo. Somando-se a isso, este texto busca também evidenciar o verdadeiro papel do economista, qual seja: pensar no bem estar da sociedade e desenvolver ações que façam com que isso aconteça.


Por Marcus Eduardo de Oliveira

Marcus Eduardo de Oliveira é economista e professor universitário. Mestre em Integração da América Latina (PROLAM-USP) e especialista em Política Internacional (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo). É autor de “Conversando sobre Economia” (Ed. Alínea).

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Seu planeta precisa de você: UNidos para combater MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Portal Voluntários Online apóia campanha no "Dia Mundial do Meio Ambiente" 

O Dia Mundial do Meio Ambiente (DMMA) foi criado pela Assembléia Geral das ONU e é comemorado anualmente no dia 5 de junho.

DMMA é um dos principais veículos utilizados pelas Nações Unidas para estimular a conscientização ao redor do mundo e reforçar as atenções políticas sobre o Meio Ambiente.

O tema para o DMMA 2009 é "Seu Planeta Precisa de Você - UNidos para Combater Mudanças Climáticas". Isto reflete a necessidade urgente das Nações concordarem e firmarem um novo acordo internacional durante a Convenção sobre Clima que ocorrerá em Copenhagen ainda em 2009.

Neste ano, o Portal Voluntários Online apoiará esta campanha e recrutará voluntários para fomentarem esta idéia.

Para ser voluntário na campanha do "Dia Mundial do Meio Ambiente", basta se candidatar em uma das nossas vagas:

Site Voluntários Online

 Site oficial World Environment Day 2009