RELOAD

Após mais de um ano fora do ar ou simplesmente desatualizado, resolvi fazer um RELOAD do "Concepções e Conjunturas". Buscando alternar a proposta entre artigos, notícias e sempre algumas concepções e na busca pela praticidade do assunto central que motivou a criação do blog: discutir e comprender um pouco de economia. Nesta ótica, darei início hoje a uma série de publicações de vídeos explicando e sistematizando conceitos econômicos. Vídeos estes que podem ser encontrados disponíveis em diversos sites e portais, estarão agora também disponíveis em "Concepções e Conjunturas"! Sempre, é claro, divulgando a fonte para não roubar os direitos autorais de ninguém.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

"Canarana e Aurilac !"

Desconhecidas para muitos, e na verdade até entre si, estas duas cidades, em países e hemisférios diferentes, representam o marco da crise econômica atual. Canarana no interior do Mato Grosso, centro-oeste brasileiro. Aurilac, na região de Cantal, sul francês. Canarana e Aurilac símbolos dos contrastes gerados pela crise.

Desde o início, a crise econômica começou a revelar que por onde passasse iria trazer a tona os enormes contrastes causados pelo livre mercado sem regulações, ou melhor, a prática exata do "laissez faire, laissez aller, laissez passer". Nitidamente foi sendo revelado, em qualquer país, os enormes contrastes existentes dentro da sociedade. Muitos ganhando pouco, poucos ganhando somas enormes, alguns falindo outros expandindo. “Canarana e Aurilac”!

Canarana, 18000 habitantes, produtora de soja e carne, tem sua economia movida basicamente pela agricultura e pecuária, responsáveis por 80% da produção da riqueza local. Devido a crise, uma das principais empresas da cidade fechou as portas, dando início a um ciclo de demissões de aproximadamente 3100 pessoas, uma estimativa otimista. A pergunta local é como sobreviver em meio a crise?

Aurilac, recentemente a prefeitura da cidade realizou em Paris uma feira de emprego na tentativa de preencher 500 vagas disponibilizadas nas empresas do pequeno município. A crise da cidade é: falta de mão-de-obra. Como aproveitar as oportunidades?

Com certeza, hoje, uma família de Canaran gostaria de mudar para Aurilac. Regiões diferentes, cenários opostos, revelando o contraste que está marcando a crise econômica do início deste século!

Nenhum comentário: