RELOAD

Após mais de um ano fora do ar ou simplesmente desatualizado, resolvi fazer um RELOAD do "Concepções e Conjunturas". Buscando alternar a proposta entre artigos, notícias e sempre algumas concepções e na busca pela praticidade do assunto central que motivou a criação do blog: discutir e comprender um pouco de economia. Nesta ótica, darei início hoje a uma série de publicações de vídeos explicando e sistematizando conceitos econômicos. Vídeos estes que podem ser encontrados disponíveis em diversos sites e portais, estarão agora também disponíveis em "Concepções e Conjunturas"! Sempre, é claro, divulgando a fonte para não roubar os direitos autorais de ninguém.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Receita e Varejo - oscilam mas avançam

Enquanto o mercado externo passa por oscilações profundas devido a crise, afetando diretamente exportadores e atacadistas, o Brasil busca firmar seu mercado interno para não interromper seu fluxo econômico.

Um ponto chave neste balanço é o varejo dentro do país.  Em balanço divulgado pelo IBGE recentemente, o volume de vendas e a renda nominal do varejo cresceram 18% e 7,8% respectivamente, em comparação ao período de 2008.

Segundo o IBGE: "Em março, oito das dez atividades pesquisadas, obtiveram resultados positivos para o volume de vendas com ajuste sazonal:Veículos e motos, partes e peças (3,9%); Material de construção (3,0%); Tecidos, vestuário e calçados (1,9%); Livros, jornais, revistas e papelaria (1,9%); Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,4%); Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (1,4%); Outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,1%) e Combustíveis e lubrificantes, com 0,9%. A atividade de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo não registrou variação enquanto a de Móveis e eletrodomésticos obteve taxa negativa de -2,2% . "

Recomendo para mais fetalhes uma leitura da nota divulgada pelo IBGE.

Nenhum comentário: