Enquanto o mercado externo passa por oscilações profundas devido a crise, afetando diretamente exportadores e atacadistas, o Brasil busca firmar seu mercado interno para não interromper seu fluxo econômico.
Um ponto chave neste balanço é o varejo dentro do país. Em balanço divulgado pelo IBGE recentemente, o volume de vendas e a renda nominal do varejo cresceram 18% e 7,8% respectivamente, em comparação ao período de 2008.
Segundo o IBGE: "Em março, oito das dez atividades pesquisadas, obtiveram resultados positivos para o volume de vendas com ajuste sazonal:Veículos e motos, partes e peças (3,9%); Material de construção (3,0%); Tecidos, vestuário e calçados (1,9%); Livros, jornais, revistas e papelaria (1,9%); Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,4%); Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (1,4%); Outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,1%) e Combustíveis e lubrificantes, com 0,9%. A atividade de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo não registrou variação enquanto a de Móveis e eletrodomésticos obteve taxa negativa de -2,2% . "
Recomendo para mais fetalhes uma leitura da nota divulgada pelo IBGE.
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