RELOAD

Após mais de um ano fora do ar ou simplesmente desatualizado, resolvi fazer um RELOAD do "Concepções e Conjunturas". Buscando alternar a proposta entre artigos, notícias e sempre algumas concepções e na busca pela praticidade do assunto central que motivou a criação do blog: discutir e comprender um pouco de economia. Nesta ótica, darei início hoje a uma série de publicações de vídeos explicando e sistematizando conceitos econômicos. Vídeos estes que podem ser encontrados disponíveis em diversos sites e portais, estarão agora também disponíveis em "Concepções e Conjunturas"! Sempre, é claro, divulgando a fonte para não roubar os direitos autorais de ninguém.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

A recuperação da crise é em: U , L ou V

Para alguns especialistas, a pior fase da crise econômica já passou. O "fundo do poço" foi no fim do ano de 2008, onde as principais empresas de diversos setores, revelaram prejuízos e iniciaram um ciclo de cortes de gastos e insumos. Exatamente neste momento teve início a onda de demissões em massa que ocorreram em alguns países e por aqui no Brasil não foi diferente.

A grande questão que tem sido estudada por diversos economistas no momento é: " a recuperação desta crise será de que tipo? U, L ou V ?" 

Outra pergunta crucial, que ninguém possui a resposta é: "em quanto tempo a economia a mundial retornará ao seu ritmo de expansão?"

Diariamente, recebemos uma lista de pontos positivos e negativos desta crise. Alguns países entrando em recessão, índices de produção caindo, empresas e bancos divulgando prejuízos hitóricos, aumento do índice de desemprego. Por outro lado, aumento de vendas, bolsas em altas, pacotes financeiros dos governos funcionando e redução da taxa de juros em alguns países. Uma lista que em alguns dias desperta o ânimo do investidor e em outros dias retorna a sensação de desconforto e medo.

Entretanto, no meio disso tudo, enquanto ainda não temos respostas definidas para as principais indagações, é importante entendermos a nomenclatura utilizada para as possibilidades existentes de recuperação das economias.

O que seria então uma recuperação em forma de U, L ou V ?

Os três tipos de recuperações dizem respeito ao formato dio gráfico estabelecido pela crise econômica:

Gráfico em forma de U, é quando ocorre uma queda do fluxo econômico, porém, lentamente é iniciado um processo de recuperação deste fluxo dentro da economia, envolvendo o ciclo entre dispêndio, produção e receita.

Gráfico em forma de L , é quando ocorre uma queda aentuada do fluxo econômico, e o ciclo da economia permanece constante em um nível baixo.

Gráfico em forma de V , é quando ocorre uma queda acentuada do fluxo econômico e em uma prazo curto uma alta proporcionalmente acentuada.

Dos três tipo de recuperações possíveis, a última, em forma de V, já foi descartada pelos analistas. Porém, a preocupação de todos não está focada em como será esta recuperação, mas em quanto tempo será necessário para ela ocorrer ?


Nenhum comentário: