RELOAD

Após mais de um ano fora do ar ou simplesmente desatualizado, resolvi fazer um RELOAD do "Concepções e Conjunturas". Buscando alternar a proposta entre artigos, notícias e sempre algumas concepções e na busca pela praticidade do assunto central que motivou a criação do blog: discutir e comprender um pouco de economia. Nesta ótica, darei início hoje a uma série de publicações de vídeos explicando e sistematizando conceitos econômicos. Vídeos estes que podem ser encontrados disponíveis em diversos sites e portais, estarão agora também disponíveis em "Concepções e Conjunturas"! Sempre, é claro, divulgando a fonte para não roubar os direitos autorais de ninguém.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Paul Krugman - Prêmio Nobel de Economia 2008



Krugman, 55 anos, nascido em Long Island, foi eleito o ganhador do Pêmio Nobel de Economia 2008, pela Real Academia de Ciências da Suécia. Professor da Universidade de Princeton e articulista do jornal New Yorker Times.

Na justificativa da escolha do ganhador, o comitê responsável afirmou: "a teoria de Krugman esclarece por quê o comércio mundial está dominado por países que não apenas têm condições similares, mas que também comercializam produtos similares" e mais "as teorias de Krugman têm mostrado que o resultado destes processos podem ser que as regiões fiquem divididas em um centro urbano altamente tecnológico e uma 'periferia' menos desenvolvida".

Em tempos globalizados, Paul Krugman , recebe o prêmio por traçar uma teoria questionando os reflexos da Geografia Econômica e a dialética Concentração ou Descentralização no século XXI.

Escrevo o post de hoje para refletir sobre o exemplo destes homens que estão lançando propostas, buscando respostas para as questões atuais e construindo a história contemporânea.




Nenhum comentário: