RELOAD

Após mais de um ano fora do ar ou simplesmente desatualizado, resolvi fazer um RELOAD do "Concepções e Conjunturas". Buscando alternar a proposta entre artigos, notícias e sempre algumas concepções e na busca pela praticidade do assunto central que motivou a criação do blog: discutir e comprender um pouco de economia. Nesta ótica, darei início hoje a uma série de publicações de vídeos explicando e sistematizando conceitos econômicos. Vídeos estes que podem ser encontrados disponíveis em diversos sites e portais, estarão agora também disponíveis em "Concepções e Conjunturas"! Sempre, é claro, divulgando a fonte para não roubar os direitos autorais de ninguém.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Potencializar a Produção e Maximizar a Economia




Grandes são os contrastes entre a realidade do Brasil e do Mundo quando o que está em pauta é a crise alimentar. Por um lado o país surge como esperança global no quesito de potencial produtor para ajudar a suprir a demanda de alimentos internacional, ainda existe uma parcela representativa de terras disponíveis para a utilização agrícola que não estão sendo cultivadas.

Por outro, segundo especialistas, os índices de desperdícios assustam qualquer um, manchando os marcos de produtividade. Inicialmente não nos preocupamos muito com o alimento que deixamos sobrar em nossas refeições, porém em tempos de crise alimentar mundial, onde segundo a FAO – Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação – em 2008, o número de subnutridos no globo superará em 50 milhões o número registrado em 2007, não só devemos nos preocupar com tal cenário quanto desenvolver iniciativas práticas para mudar este quadro.

Nosso foco não pode estar apenas em como aprimorar tecnologicamente e expandir as lavouras para uma melhor produção e colheita, mas também em como melhorar todos os setores envolvidos desde a produção, distribuição e consumo alimentar dentro do país, a fim de que o índice de desperdício diminua. Segundo a publicação “A nutrição e o consumo consciente” do Instituto Akatu, desde o plantio até o consumo, o Brasil desperdiça 64% dos alimentos produzidos. A Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – estima que durante um ano, uma família de classe média, joga no lixo aproximadamente 182,5 quilos de alimentos que poderiam ser utilizados no consumo. Em relatório, a FAO revelou que aproximadamente 70 mil toneladas de comida é desperdiçada no país por ano.

Sendo que no gráfico da Akatu, a responsabilidade do desperdício não está centralizada em apenas um bloco específico mas fica visível a parcela de todos os envolvidos. Do total desperdiçado, 20% é deixado de lado na colheita, 8% no transporte e armazenamento, 15% na indústria e processamento, 1% no varejo e 20% no processamento culinário e hábitos alimentares, enfatizando que “Jogar comida no lixo tem um custo social muito alto”.

Não basta elaborar estratégias para produzir mais, se faz necessário conscientização e inciativas que viabilizem uma melhor prática no manuseio dos alimentos desde o plantio até as residências e refeições de cada um dos brasileiros, para assim economizar mais!


Nenhum comentário: