RELOAD

Após mais de um ano fora do ar ou simplesmente desatualizado, resolvi fazer um RELOAD do "Concepções e Conjunturas". Buscando alternar a proposta entre artigos, notícias e sempre algumas concepções e na busca pela praticidade do assunto central que motivou a criação do blog: discutir e comprender um pouco de economia. Nesta ótica, darei início hoje a uma série de publicações de vídeos explicando e sistematizando conceitos econômicos. Vídeos estes que podem ser encontrados disponíveis em diversos sites e portais, estarão agora também disponíveis em "Concepções e Conjunturas"! Sempre, é claro, divulgando a fonte para não roubar os direitos autorais de ninguém.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Retornando a questão: Privatizar os lucros e socializar as perdas

Retornando a questão: Privatizar os lucros e socializar as perdas

Na última quinta-feira, 07/08, estive em uma palestra com Leonardo Boff e Frei Beto, durante o transcorrer dos assuntos, algo me chamou a atenção e gostaria de registrar aqui. Além de todo o discurso sobre Espiritualidade e Ecologia, tema da palestra, um fato interessante foi a breve análise de Leonardo sobre o fracasso da Rodada de Doha no mês passado. Enquanto muitos analistas discutem e debatem sobre as implicações numéricas e financeiras para os países envolvidos, dando a impressão de esquecerem dos indivíduos que vivem e são afetados pelas decisões tomadas, ele simplesmente seguiu um caminho oposto.

Eis aqui as suas palavras e deixo-as como reflexão para nós hoje:

“...a falta de acordo e o fracasso de Doha refletiu a desumanização do indivíduo: os ricos defendendo seu alto consumismo e os pobres lutando por sobrevivência ...”

Nenhum comentário: