RELOAD

Após mais de um ano fora do ar ou simplesmente desatualizado, resolvi fazer um RELOAD do "Concepções e Conjunturas". Buscando alternar a proposta entre artigos, notícias e sempre algumas concepções e na busca pela praticidade do assunto central que motivou a criação do blog: discutir e comprender um pouco de economia. Nesta ótica, darei início hoje a uma série de publicações de vídeos explicando e sistematizando conceitos econômicos. Vídeos estes que podem ser encontrados disponíveis em diversos sites e portais, estarão agora também disponíveis em "Concepções e Conjunturas"! Sempre, é claro, divulgando a fonte para não roubar os direitos autorais de ninguém.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Uma notícia boa, em meio ao turbilhão econômico...

Para surpresa de muitos economistas e especialistas do mercado de trabalho, a taxa de desemprego ou desocupação divulgada pelo IBGE na manhã de hoje revelou um leve declínio e  manteve a estabilidade no ano. 

A taxa divulgada hoje foi de 7,5% diante dos 7,6% do mês passado. Porém se comparado ao mesmo período do ano passado teremos uma queda de 1,2 ponto percentual [outubro de 2007 a taxa foi de 8,7%]. Outro fator positivo da notícia de hoje foi que na linha histórica do índice, que é divulgado pelo IBGE desde 2002, a taxa deste mês é a segunda menor taxa registrada, atrás apenas do registrado em dezembro de 2007 que foi 7,4%. 

Em tempos de recessão e turbilhão financeiro, o índice nos traz um pouco de tranquilidade pelo menos hoje.

Nenhum comentário: