RELOAD

Após mais de um ano fora do ar ou simplesmente desatualizado, resolvi fazer um RELOAD do "Concepções e Conjunturas". Buscando alternar a proposta entre artigos, notícias e sempre algumas concepções e na busca pela praticidade do assunto central que motivou a criação do blog: discutir e comprender um pouco de economia. Nesta ótica, darei início hoje a uma série de publicações de vídeos explicando e sistematizando conceitos econômicos. Vídeos estes que podem ser encontrados disponíveis em diversos sites e portais, estarão agora também disponíveis em "Concepções e Conjunturas"! Sempre, é claro, divulgando a fonte para não roubar os direitos autorais de ninguém.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Qual será o próximo tema?

Campanha realizada pelo PNUD, busca ouvir estudantes de todo o Brasil para encontrar a resposta a seguinte pergunta: "O que precisa melhorar no Brasil para sua vida melhorar de verdade?". O objetivo da campanha é definir o próximo tema do Relatório de Desenvolvimento Humano do Brasil.

Eu, particularmente, gostei muito da proposta e acredito que devemos mobilizar o máximo de estudantes para participarem desta campanha. Afinal de contas, este relatório tem servido como base e plataforma para os principais projetos desenvolvidos pelo governo federal, estadual e municipal e também por movimentos sociais e ONG's.

Por isso disponibilizei aqui no blog a matéria divulgada pelo PNUD com os principais links da campanha:

Estudantes vão opinar sobre tema de relatório do PNUD

"Alunos brasileiros vão ajudar a definir o tema do próximo Relatório de Desenvolvimento Humano, opinando sobre o que deve mudar no país"

DAYANNE SOUSA
da PrimaPagina

Alunos de escolas públicas e particulares de todo Brasil vão ajudar a escolher o tema do próximo Relatório de Desenvolvimento Humano brasileiro. Na semana entre 16 e 21 de março, eles serão incentivados a responder à pergunta: “O que precisa melhorar no Brasil para sua vida melhorar de verdade?”.  As respostas serão enviadas para a campanha Brasil Ponto a Ponto, do PNUD, que desde setembro do ano passado está coletando a opinião dos brasileiros sobre os principais problemas do país, para poder definir o assunto do próximo relatório. 

A iniciativa é uma forma de incentivar a participação de jovens e adolescentes na campanha. “Ela é aberta a todos e queremos ouvir pessoas de diferentes características”, diz Moema Freire, uma das coordenadoras da Brasil Ponto a Ponto. “A inclusão de jovens e crianças é importante porque são eles que vão construir o futuro do país e é uma forma de eles participarem da [construção da] cidadania”, completa.

A forma de participação das escolas ficará a critério de cada instituição, explica Moema. Elas poderão planejar atividades individuais ou discussões em grupos. “Queremos que os professores levem o tema para a sala de aula”, diz a coordenadora. “É possível gravar um vídeo para as crianças que ainda não sabem escrever”, exemplifica. Além de vídeos, as escolas podem enviar o trabalho dos estudantes em formato de texto, pela internet ou pelo correio. 

O PNUD pede que as instituições de ensino interessadas em participar enviem um e-mail para o endereço rdh@undp.org.br com o nome da escola, a cidade e a série dos alunos envolvidos na atividade, para que o órgão possa fazer um controle do número de entidades participantes. Mas o e-mail não é um pré-requisito para a participação, nem é preciso esperar uma resposta do PNUD para iniciar o trabalho. 

Uma parceria com o CONSED (Conselho Nacional de Secretários de Educação) já garantiu a participação de escolas públicas da rede estadual de pelo menos 18 Estados: todos os da região Sudeste, oito no Nordeste, quatro na região Norte, além de Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Nesses casos, a Secretaria de Educação estadual é que será responsável pela mobilização.

Mesmo depois do término da campanha nas escolas, os estudantes poderão continuar participando, assim como o restante da população, por meio do envio vídeos ou textos para o site da Brasil Ponto a Ponto. A consulta vai até 15 de abril.Depois, todo material será analisado e o tema mais abordado fará parte do relatório, que será publicado entre o fim de 2009 e o início de 2010."

PRINCIPAIS LINK's: 





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