RELOAD

Após mais de um ano fora do ar ou simplesmente desatualizado, resolvi fazer um RELOAD do "Concepções e Conjunturas". Buscando alternar a proposta entre artigos, notícias e sempre algumas concepções e na busca pela praticidade do assunto central que motivou a criação do blog: discutir e comprender um pouco de economia. Nesta ótica, darei início hoje a uma série de publicações de vídeos explicando e sistematizando conceitos econômicos. Vídeos estes que podem ser encontrados disponíveis em diversos sites e portais, estarão agora também disponíveis em "Concepções e Conjunturas"! Sempre, é claro, divulgando a fonte para não roubar os direitos autorais de ninguém.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Bom Dia - Economia em Dia

IBGE: IPCA tem alta de 0,36% em junho

  O IPCA de junho registrou alta de 0,36%, acima das expectativas do mercado (0,31%) e ligeiramente acima das nossas (0,34%). Os destaques dessa divulgação ficaram por conta da desaceleração de energia elétrica, da dissipação dos efeitos dos reajustes de cigarros e pela desaceleração de vestuário. Ainda cabe ressaltar o movimento de deflação menor nos itens afetados pelas medidas de redução do IPI – especialmente da linha branca. Os serviços praticamente mantiveram a alta do IPCA-15, 0,38%. O núcleo por exclusão, por sua vez, desacelerou ao passar de 0,39% para 0,32%.

 Inflação do dia

 IPC-S registra elevação de 0,31% na primeira de julho

  IPC-S apresentou elevação de 0,31% na primeira de julho ante 0,12% registrados na semana anterior, conforme divulgado há pouco pela FGV. Os preços de alimentos foram os principais responsáveis por esta alta, acelerando para 0,73% ante 0,12% da semana anterior – lembrando que na virada de mês os pesos dos componentes são alterados. Cabe ainda mencionar as variações positivas de habitação (0,20%) e vestuário (0,44%).

Fonte: Economia em Dia

Nenhum comentário: